Início Facebook Site E-mail

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BRANCO


O BRANCO - BLANC - WHITE - BIANCO



Começaremos analisando a cor BRANCA, a cor que é a síntese de todas as cores, pois sua irisação forma todas as cores do arco íris.





O valor simbólico do branco está presente como emblema de transparência, da virtude e da castidade. Notemos o simbolismo da pureza no vestido branco da primeira comunhão, no vestido de noiva, na flor de lis, na pomba branca da paz, no diamante, na neve, na indumentária das religiosas noviças.
O branco é a cor do absoluto, do ideal, a cor do Paraíso, dos seres sobrenaturais (anjos brancos, anjo de luz). É a cor da magia (magia branca), dos emblemas das roupas reais, assim como é a cor da roupa de algumas categorias profissionais (cabeleireiros, esteticistas, dentistas...).



O branco representa qualidades espirituais e morais (a bondade, a lealdade, a pureza, a integridade), a qualidade dos santos, dos inocentes, das crianças, das virgens, dos cavaleiros da Idade Média, dos animais inocentes (carneiro branco, ovelha, arminho, pomba).
Representa também a neutralidade, o pedido de paz (bandeira branca, voto em branco), mas também o silêncio (o vazio de uma página branca).



Assim como a cor preta, o branco também já representou a cor do luto (a morte das Rainhas brancas, a cor do sudário e dos panos mortuários da antiguidade).  É também a cor dos espectros e fantasmas, a cor da lividez cadavérica, da doença, da leucemia.



2 comentários: