Início Facebook Site E-mail

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

França - Festa das Solteiras

FESTA DE SANTA CATARINA


O dia 25 de Novembro é o dia de Santa Catarina e os franceses festejam as Catherinettes, que são as moças solteiras de 25 anos. De acordo com a tradição, elas devem usar um chapéu exótico verde e amarelo, confeccionado por elas ou para elas.







ORIGEM

Catarina de Alexandria, nasceu na principal cidade do Egito no seio de uma família nobre. Teve como mestres dois sábios do país e aprendeu com Ananis os mistérios da religião cristã. Converteu-se ao cristianismo e recusou se casar com o imperador Maximiano, que a cortejava. Humilhado, o imperador submeteu-a à tortura por diversos dias, e em seguida a condenou ao martírio da roda e à decapitação. Ela foi sepultada no Monte Sinai, lugar onde foi construído mais tarde um convento. Santa Catarina é, em nossos dias, a patrona dos teólogos, dos oradores, dos bombeiros, dos estudantes, dos tabeliões, dos filósofos e das  solteiras de mais de 25 anos.


NA FRANÇA



A tradição de festejar Santa Catarina na França data da Idade Média. No século XII, a estátua desta santa era exposta nas igrejas de Paris e, anualmente, no dia 25 de novembro, um chapéu era colocado em sua cabeça pela solteira mais velha. Em seguida, as operárias solteiras passaram a usar bonés de papel e, posteriormente, as outras moças solteiras de 25 anos passaram a usar roupas e chapéus extravagantes para integrar o cortejo de desfile da festa de Santa Catarina, a fim de enfeitar a santa com flores, chapéus, fitas... As moças solteiras enfeitavam a Santa como uma simpatia para encontrar um marido.










Ainda que a festa aconteça até hoje, as mulheres francesas se casam cada vez mais tarde (ou nem se casam). A “Catherinette” (solteira mais velha) é a rainha da festa durante um dia. 





A festa é um acontecimento convivial ainda praticado em pequenas cidades e também em algumas empresas e a festa da Catherinette se tornou um espetáculo folclórico e uma ocasião para as pessoas se divertirem!




Redigido por KRIS XIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário