Início Facebook Site E-mail

terça-feira, 20 de março de 2012

MAQUIAGEM FX

Foto ilustrativa, garimpada no google


Hoje vou falar um pouquinho sobre um campo da maquiagem que é pouco estudado no Brasil e que é desconhecido para vários maquiadores visto que a maior parte dos pequenos cursos de formação existentes em nosso país ensina apenas as maquiagens sociais. 

Resolvi fazer este post pois vários maquiadores com quem tenho contato não têm conseguido distinguir as técnicas de algumas maquiagens mais complexas de outras extremamente fáceis e rápidas exatamente pelo fato de desconhecerem a maquiagem de efeitos especiais ou maquiagem FX. Há, claro, produções de FX mais simples, como as feridas, os cortes e as queimaduras de primeiro e segundo graus... mas também há as produções e máscaras mais complexas que necessitam de diversas técnicas e habilidades para serem fabricadas (próteses de rosto e corpo, por exemplo).




Vou iniciar mencionando os efeitos especiais como um todo, visto que eles são ‘a árvore’ dentro da qual nasceu o ramo da maquiagem FX.

Os efeitos especiais são um conjunto de técnicas utilizadas no cinema e na televisão para criar a ilusão de fenômenos, objetos e personagens. Estes efeitos foram aos poucos sendo popularizados pelos filmes fantásticos, de catástrofe e de ficção cientifica. Através dos efeitos especiais foram sendo criadas realidades visuais a partir de elementos imaginários: extra terrestres, discos voadores, monstros, o espaço sideral, cidades antigas... assim como fenômenos atmosféricos e climáticos diferentes (nevascas, terremotos, maremotos...etc.)
Como mencionei anteriormente, a maquiagem FX está inserida nos efeitos especiais e é sobretudo executada por profissionais que estudaram desenho, escultura, pintura, moldagem e se especializaram na fabricação de próteses.

Máscara de latex em estado bruto

O maquiador especializado em FX cria cortes, hematomas, feridas, queimaduras, faz efeitos de envelhecimento, cria novos rostos para os personagens, assim como outros membros...  Eu o considero o o profissional de ponta da maquiagem, visto que se exige dele as habilidades técnicas de um verdadeiro mago que sabe trabalhar diversas substancias específicas (ataduras de gesso, alginatos, gelatinas, espuma de látex, ceras, silicones) pra fabricar novas partes do corpo de seus modelos ou para criar novos seres ... 

OLIVIER AFONSO - criou esta onça falsa

A maior parte destes maquiadores são artistas plásticos, profissionais ou amadores, escultores e desenhistas.

Hoje em dia toda escola de maquiagem internacional tem este tipo de curso.
No breve curso que fiz na França, resolvi fazer a prótese de um Cyborg e o Lionel Millot foi meu modelo, assim como modelo de mais 3 pessoas.... Então ele passou por diversas moldagens de alginato e diversas ‘colagens’ das próteses no seu rosto...


Esta foi a máscara que eu criei para o LIONEL. Foi minha primeira e única prótese.. Não tenho vergonha de postá-la aqui próxima a tantas obras maravilhosas feitas por grandes artistas porque eu nunca tinha moldado e realmente pastei para achar o caminho de como fazer todos estes detalhes e caraminholas sozinha. Foi um grande desafio que me tirou o sono e eu pensei que não fosse conseguir, pensei até em abandonar o curso de FX porque estava totalmente desorientada, já que a maior parte das minhas colegas tinha estudado escultura ou escolhido máscaras mais fáceis e ainda por cima vinham me desencorajar dizendo que eu tinha escolhido algo muito complexo e que seria impossível eu dar conta. Durante dias eu chorei e fiquei arrasada, mas aí não sei de onde eu consegui fazer a coisa. A FOTO ESTÁ PÉSSIMA mas não consegui achar as fotos originais, então estou postando estas até achar o CD onde as antigas e melhores estão gravadas.

DETALHE da minha primeira prótese feita em MOUSSE DE LATEX.. Máscara já aplicada em meu MODELO: LIONEL
EFEITO DE QUEIMADURA que eu fiz em mim mesma, em casa, treinando depois da aula de efeitos básicos


Nosso professor foi o OLIVIER AFONSO, que desde pequeno trabalhou com o pai com moldagem e escultura. Olivier progrediu imensamente e hoje tem sua própria empresa de FX... Olhem como o trabalho dele é maravilhoso:

OLIVIER AFONSO

OLIVIER AFONSO

LABORATÓRIO DE OLIVIER AFONSO





Trabalho de VINCENT DE MONFREID, professor de maquiagem de efeitos em Paris:





Um comentário: