Início Facebook Site E-mail

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FESTA DAS CORES NA ÍNDIA






Cresci escutando mantras indianos, em meio a professores de Yoga, vendo fotos e slides de amigos de meus pais que peregrinavam pelo Himalaia e pelo subcontinente indiano à procura de sabedoria e conhecimento.

Aprecio não apenas a culinária e os mitos indianos, mas também todo universo cultural deste país que congrega em um vasto território diversas etnias, línguas e formas de espiritualidade.


Para mim, a Índia é sinônimo de diversidade e também de arte. Por todas estas razões que evoquei, resolvi fazer alguns posts sobre este país. Hoje vou falar do festival indiano das cores, denominado HOLI que acontece para celebrar o fim do verão e a chegada da primavera (no mês de março). Trata-se de uma festa gigantesca durante a qual as pessoas travam alegres combates com água e pós coloridos. As cores dos pigmentos e da água que são jogados têm simbolismos diversos: o vermelho significa alegria e amor, o verde significa harmonia, o laranja significa otimismo e o azul representa a vitalidade.






 O primeiro dia do festival celebra a cremação de Holîka.  Segundo a mitologia hindu, o arrogante rei Hiranyakashipu semeava crueldade e tirania em torno de si e desejava se livrar do próprio filho, Prahlad. Pretendendo matá-lo, pediu ajuda à sua irmã Holika, que era indeme ao fogo. Os dois incitaram Prahlad a se deitar no fogo juntamente com sua tia. Contrariamente ao esperado, Holika morreu queimada enquanto Prahlad se salvou. 

No segundo dia do festival, pessoas vestidas de branco circulam com água e pigmentos coloridos e os jogam nos transeuntes. 



Durante a festa há várias degustações de especialidades culinárias preparadas para a ocasião, em especial o THANDAI, mistura de leite, amendoas e cannabis .












3 comentários:

  1. Que delícia! Além de lindo e divertido por todas essas cores, é lindo por espalhar sentimentos tão bons para o próximo!

    isamogiz.com

    ResponderExcluir
  2. Nooossa!!! Lindo demais, eu já conhecia mas essas fotos estão belissimas.

    beejo

    ResponderExcluir
  3. O efeito de cores está muito bonito. Mostra um momento de felicidade e de alegria.

    ResponderExcluir