Início Facebook Site E-mail

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ERROS E ACERTOS


Pesquiso incansavelmente produções de maquiadores do mundo inteiro pela internet. Estar conectada e utilizar este instrumento moderno é a minha porta para o mundo e o meu jeito de viajar, já que tenho a alma nômade mas questões familiares e de sobrevivência me transformaram em um ser sedentário.

 Assim, muitas vezes passo madrugadas conhecendo  fotos de maquiadores, fotógrafos amadores e profissionais e aprendendo muito com toda esta viagem .  Sobretudo a atividade de ensino me mostrou que detalhes óbvios para mim, naõ o são para os iniciantes e muitas vezes estes são igualmente imperceptíveis para muitas pessoas que atuam na área.



  Sendo assim e a pedido de alguns alunos e amigos, resolvi fazer uma pequena lista dos 'erros' mais comuns mas também dos comportamentos que impedem, de uma forma ou de outra, um progresso mais rápido no aprendizado ou na carreira e  podem passar uma imagem dúbia do profissional. 

Vamos lá à lista negra, lembrando que ela foi feita com o objetivo de fazer vocês melhorarem cada vez mais!

- Cílios mal colados - talvez seja o erro mais frequente que tenho observado. O uso de uma boa cola é fundamental. Por esta razão, indico sempre a cola DUO transparente. Mineiros, cuidado, pois em algumas lojas da capital eles vão empurrar a cola preta que não tem saída e fica encalhada. Nunca tive problemas com a cola branca que fica transparente após a secagem. Quanto à questão financeira, bem, creio que economizar para comprar a cola seja algo inadmissível. 



-Para aplicar a cola, você deve preferencialmente usar um pequeno bastão metálico ou separar um pincel zero que ficará destinado para esta tarefa. Nunca aplique cola com o bastão diretamente no cílio da cliente! Se estou mencionando isto é porque já vi fazerem. 

- Pouco produto - Não colocar bastante sombra com medo de errar por excesso. O erro acontece pela falta, a maquiagem pode ficar borrada, com preenchimento irregular, manchas e falhas. 



-Pincéis de má qualidade - Estes não possuem firmeza necessária para proporcionar precisão para a realização de diversas técnicas.

-Uso de aplicadores de espuma em vez de usar pincéis. Os aplicadores de espuma são para uso caseiro, não para uso profissional.


- Aplicação irregular do produto - Deixar de aplicar sombra no interior dos olhos; Deixar de aplicar sombra ou delineador rente aos cílios superiores (o que proporciona uma linha branca rente aos cílios e a aparente falta de produto). 



Para sanar este erro, puxe a pele do olho para cima, pedir à cliente para fechar os olhos e aí sim, aplicar o produto. Quanto mais idosa for sua cliente, mais este conselho será útil.

- Não fixar a base (líquida, fluída, em stick) e trabalhar o blush em pó antes de fixar a cobertura de pele. Se você quer trabalhar o blush antes de fixar a pele, opte por usar um blush cremoso (o ATELIER possui vários de várias tonalidades e para diversos tons de pele). Caso você não deseje comprar blushs cremosos, fixe a pele com pó de nylon ou HD e só então trabalhe o blush. Lembre-se sempre da regra OURO: todo produto cremoso deve ser fixado com pó e todas as bases (que não possuem pós integrados em suas fórmulas) devem ser fixadas com pós para trabalhos posteriores de modelagem (a serem feitos com pó).

-Não usar guarda pó ou capa protetora - Confesso que eu também incorro frequentemente neste 'erro'. 

- Aplicar excesso de corretivo na pálpebra superior - Cuidado com o excesso de produto, pois este pode embolar com a sombra em pó. Quem estiver tendo problema com este ítem pode substituir o corretivo em creme por pó HD, que deve ser aplicado em toda pálpebra superior (este procedimento a prepara também perfeitamente para receber sombras e para degradês perfeitos).

-Errar a cor da base - Para minorizar este resultado, as escolas sérias de maquiagem na França exigem que você tenha uma maleta com produtos de uma determinada marca. Trabalhar com produtos de uma mesma linha que são feitos com ingredientes que entrosam entre si é uma forma de manter um certo padrão além de ser uma maneira segura de fazer uma maquiagem que não causará algum problema. Se você tem apenas 5 tons de base, se elas forem da mesma linha,  fica mais fácil misturá-las entre si e obter novas cores. Esta segurança você não possui se misturar bases de marcas diferentes entre si cujos ingredientes podem não se combinar bem, quimicamente falando.

- Usar gloss ou batom, com o pincel do mesmo,  diretamente na boca da cliente - Este é um erro que tenho visto bastante, principalmente em fotos de backstage. O produto (gloss ou batom) deve ser retirado com uma espátula ou pincel limpo e deve ser aplicado com um pincel (específico de batom) nos lábios da cliente. 

- Esquecer de tampar a cola de cílios - Assim que vc retirar o que precisa, você tem que tampar o seu tubinho de cola, porque o produto é extremamente volátil e evapora, endurece,  quando em contato com o ar. Se você não tomar esta precaução, sua cola vai endurecer e não será eficaz quando precisar dela. O mesmo vale para a maior parte dos delineadores em gel. 

-Blush em pó manchado - Se você fixou a maquiagem com pouco pó, o seu blush pode ficar com aparência irregular e com manchas desiguais. Se a pele de sua modelo tiver irregularidades como cicatrizes de acne, isto também pode ocorrer, principalmente se você estiver usando um blush com brilho ou acetinado.

-Deixar a maquiagem social marcada, sem esfumar e com linhas e ângulos duros ou desequilibrados.

-Deixar espumas de látex ou esponjas sujas sobre a bancada. Tenha sempre um nécessaire em sua bagagem para colocar as espumas que forem sendo usadas e que serão lavadas em casa.




-Ficar circulando prá lá e prá cá do lado direito e esquerdo do seu cliente. Se você for destro, discipline-se e maquie sempre do lado direito deste. Outra possibilidade é deixar um espaço entre você e a bancada e maquiar de frente para seu cliente. Acho esta opção ainda melhor, por causa da excelente visibilidade que proporciona. 


2 comentários:

  1. Nossa, muito bom este artigo sobre os erros mais comuns na maquiagem.
    Estou pretendendo me tornar maquiadora e estas dicas valeram muito!!!
    Estou apaixonada pela área, e no momento certo irei fazer um curso com vocês.
    Um abraço e ate mais :)

    ResponderExcluir
  2. Você é super bem vinda! Abraços e feliz 2014, com muita make no pedaço!

    ResponderExcluir