Início Facebook Site E-mail

quarta-feira, 4 de julho de 2012

TYEN



De nacionalidade vietnamita, Tyen entrou para a Escola de Belas Artes de Paris aos 16 anos para estudar arquitetura. 
 Em 1972, se tornou responsável pelas maquiagens de alguns ballets da Òpera de Paris (La Bohême, Electra, Mme Butterfly, Lago dos Cisnes, Bolero, O Pássaro de Fogo, etc). Esta etapa de trabalho durou 6 anos e lhe abriu as portas para prestigiosas revistas americanas como a Vogue e a Vanity Fair nas quais trabalhou ao lado de fotógrafos do calibre de Richard Avedon, Irving Penn e Bill King.
Nos anos 80, Tyen foi nomeado Diretor de Criação das Maquiagens da Dior. Mestre das cores, ele criou produtos de maquiagem emblemáticos.




 Aliando seus talentos de maquiador e fotógrafo, produziu looks belíssimos para a Christian Dior.



 Em 1982, Tyen criou uma paleta de quatro sombras (Neige de Lune, nos tons: branco com reflexos rosados, azul, verde e dourado) cujas cores aparecem de forma diferente em função da intensidade da luz à qual são submetidas. Em 1984, elaborou uma mascara azul fluorescente que se tornou Best-seller mundial… Em 1987, lançou o estojo de sombras 5 Couleurs que foi fabricado, posteriormente, em mais de 127 harmonias de cores. Em 1997, concebeu o Rouge Diorific, batom com design Couture e em 2006, escolheu Monica Bellucci para se tornar o novo ícone do célebre Rouge Dior (criado em 1954 por Christian Dior).



Tyen também utilizou seus talentos de fotógrafo para celebrar o universo do perfume. Foi o responsável pelas campanhas publicitárias de Poison (1985), ou de Dune e  Dune pour Homme (1991) e mais recentemente do Hypnotic Poison (2009) com Monica Bellucci.
 Ele também fotografou mulheres célebres e belíssimas como  Emmanuelle Béart, Iman, Monica Bellucci,Linda Evangelista, Helena Christensen, Naomi Campbell, Milla Jovovich ou ainda Christie Turlington





As imagens que ele cria significam, para ele, ‘um registro da felicidade, de libertação e de momentos intensos’.






Nenhum comentário:

Postar um comentário