Início Facebook Site E-mail

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FABRICANDO UM BATOM...





FABRICAÇÃO DE UM BATOM

Até os anos loucos, a maquiagem dos lábios era feita com uma pasta colorida fabricada com passas e vendida em pequenos potes.
Hoje, o batom pode ter até 15 ingredientes para responder às numerosas exigências das consumidoras. Os critérios que vão favorizar as cores das formulações não são apenas a cor, o brilho, mas também a consistência, a aderência, a facilidade do uso e o perfume, assim como a tolerância e a estabilidade da cor.

Estes parâmetros devem ser levados em conta ao se escolher as matérias primas.




EXCIPIENTE
Geralmente é constituído por 2 elementos : ceras (5 a 25%) que trarão consistência, óleos (10 a 50%) responsáveis pelo brilho, aderência e untuosidade.


COLORANTES E AGENTES PEROLADOS
Compostos por pigmentos minerais ou orgânicos, os agentes colorantes são acompanhados por agentes perolados sintéticos (mica recoberta por um óxido metálico, por exemplo)


CONSERVANTES, ANTIOXIDANTES
A natureza do excipiente favoriza a proliferação dos micro organismos que são responsáveis pelas mudanças físicas ou químicas do produto: os conservadores têm por objetivo limitar ou impedir esta proliferação.


PERFUMES
Eles contribuem para tornar agradável a utilização do batom e devem responder a diversos critérios de solubilidade, estabilidade, inocuidade, etc...


OUTROS ADITIVOS
Frequentemente ricos em proteínas, eles trazem uma grande facilidade para a aplicação. Recentemente, pós de poliamida (organosols) foram integrados nos batons para proteger os ingredientes destes e conservar a maciez.



BASE : Composta por ceras de origem vegetal, animal ou mineral e também manteigas (manteiga de karitê) ou óleos vegetais. Ingredientes que trazem brilho, maciez e suavidade para o batom.
COR: Obtida através de uma mistura de pigmentos de várias cors (vermelho, amarelo, preto, branco, azul)... Esta pode ser realçada com nacres para se obter um efeito irisado, perolado ou acetinado.


TRADUÇÃO DE KRIS XIVA de artigo de Armand Lattes
Laboratório "
Interactions moléculaires et réactivité chimique et photochimique",
Université Paul Sabatier, Toulouse.

2 comentários: