Início Facebook Site E-mail

sábado, 6 de outubro de 2012

COSMÉTICOS - CURIOSIDADES - FORMULAÇÃO



Os produtos de maquiagem possuem, por tradição, as composições mais delicadas da estética visto que são aplicados na pele (base), nos cílios (máscara ou rímel), em volta dos olhos (lápis, Kohl, delineador), nos lábios (batom).



Suas formulações são concebidas a fim de proporcionarem um efeito geralmente múltiplo: mascarar ou atenuar as imperfeições de um rosto, proporcionar uma tez aveludada ou uma cor com nuances e assim transformar sutilmente a aparência e proteger contra as agressões externas. A paleta de cores utilizada atualmente para fabricar as maquiagens se desenvolveu amplamente. Sua utilização corresponde a certos códigos da imagem que as pessoas desejam ostentar: mulher delicada, mulher de negócios, mulher rebelde, mulher fatal, etc...

As maquiagens são compostas por matérias compactas e não abrasivas que não devem perder sua capacidade de fixação nem sua textura após serem aplicadas. Este tipo de composição é obtido através da dispersão de pigmentos coloridos, geralmente de origem mineral como os óxidos de ferro, de cromo, de magnésio, oxicloreto de bismuto e outras composições mistas assim como a mica (que é geralmente associada ao óxido de titânio).
Colorantes de síntese podem também ser utilizados na composição das maquiagens : compostos azoicos (são compostos químicos orgânicos que possuem dois átomos de azoto ligados entre si), fenóis dispersos em uma fase condensada sólida ou semi-sólida emulsionada.





A FORMULACÃO

As formulações devem levar em conta certas características: a dispersão, as propriedades da capacidade de espalhamento da substancia assim como sua aderência, o poder de cobertura e a inocuidade do produto.

 As maquiagens em pasta mais ou menos moles usadas na pele podem conter ceras e  misturas de composições complexas. Capazes de endurecer ou amolecer,  as ceras são os melhores excipientes conhecidos.

Os emolientes promovem untuosidade e a propriedade de deslizamento. São utilizados agentes emulsionantes e dispersantes que criam o filme interfacial necessário para promover a estabilização da dispersão.

Os lápis usados em volta dos olhos são fabricados com ceras e óleos, sendo que o pigmento fica impregnado na massa de cera e posteriormente é comprimido e emulsionado.


O BATOM

É uma emulsão pastosa que pode conter até quinze constituintes. Diversas ceras lhe proporcionam sua consistência; óleos são responsáveis pelo brilho, untuosidade e aderência. Quanto à cor do batom, ela é obtida com derivados da Eritrosina, tetraiodofluoresceína ou da shikonine, uma planta vermelha da China.

É uma formulação especial e o colorante é adicionado na fase aquosa, em uma solução, o que confere um caráter indelével ao batom.


NOTAS: 

EMULSÃO: Emulsão é definida como uma mistura heterogênea de dois ou mais líquidos, os quais normalmente não se dissolvem um no outro, mas, quando são mantidos em suspensão por agitação ou, mais freqüentemente, por pequenas quantidades de substâncias conhecidas como emulsificantes, formam uma mistura estável (dispersão coloidal).


EMOLIENTE: que amolece ou amacia.



TRADUÇÃO LIVRE realizada por KRIS XIVA, do documento: Dossiers découvertes couleurs et matières CNRS - France

Nenhum comentário:

Postar um comentário