Início Facebook Site E-mail

sexta-feira, 24 de maio de 2013

MAQUIAGEM DE ÓPERA - CHINA


A Ópera de Pequim é uma combinação harmoniosa de canto, dança e acrobacia artística, de diálogo, de monólogo, de arte marcial e de mímica. Com sua música de acompanhamento, seus cantos e dança acrobática e seu figurino extravagante, ela é considerada a ópera nacional da China.


Antigamente suas apresentações ocorriam a céu aberto, nas casas de chá, nos pátios dos templos. Como a orquestra tocava com muito barulho, os artistas tiveram que desenvolver  um estilo de canto extremamente  alto e agudo para que a plateia pudesse escutá-los. O figurino foi elaborado com cores vivas exatamente para que os atores pudessem ser vistos em palcos claros ou mais escuros. O acompanhamento é feito essencialmente pela orquestra e pela bateria. Sendo que a orquestra acompanha as cenas pacíficas e a bateria anima as cenas de combate.


Em todas as apresentações, a Ópera de Pequim tem constantemente quatro papéis principais:

O ‘SHENG’ (homem) Civil, militar, LAO SHENG, (velho com barba: homem digno, educado, oficial, intelectual); XIAO SHENG (jovem, jovem guerreiro, jovem mundano); WU SHENG (acrobata extremamente ágil e hábil)

A  ‘DAN’ (mulher) que pode ser de 6 tipos (da jovem virtuosa à mulher de idade avançada: QING YI (modesta, virtuosa); HUA DAN (cândida, provocante, jovial); GUI MEN DAN (jovem, jovem recém casada); DAO MA DAN (mulher autoritária, general); WU DAN (mulher acrobata); LAO DAN (senhora idosa)

O ‘JING’  representa um personagem intrépido, geralmente de sexo masculino, que domina as artes marciais.

O ‘CHOU’, é um personagem cômico, um palhaço malicioso, que sempre tem uma mancha de maquiagem branca no rosto.



 XINGTOU

O figurino da Ópera de Pequim chama-se Xingtou ou Xifu, na língua popular da China. As origens deste figurino datam do século XIV. Nesta época, os precursores começaram a utilizar, pela primeira vez, roupas largas e excêntricas.



MÁSCARA E MAQUIAGEM



Os atores desta ópera têm principalmente dois tipos de decoração facial: máscara e maquiagem. Além disto, eles possuem uma técnica que lhes permite mudar de máscara no palco sem que os espectadores percebam. 

Esta mudança de máscaras é uma técnica difícil que é utilizada para exagerar os sentimentos interiores dos personagens, assim como para representar seus temperamentos, animar a platéia e reforçar os efeitos desejados.


Cada personagem tem um rosto típico que revela seu sexo, sua idade, assim como seu status social. A maquiagem é artificialmente exagerada, assim como o figurino e o gestual.



A maquiagem dos personagens define os temperamentos de cada um:

-Uma maquiagem complicada simboliza a crueldade
-Uma maquiagem enviesada, oblíqua, simboliza a maldade ou a feiura
-A maquiagem branca simboliza um personagem cômico
-A maquiagem vermelha simboliza a lealdade ou a coragem
-A maquiagem preta simboliza a boa vontade
-A maquiagem azul simboliza a brutalidade, a arrogância
-A maquiagem amarela simboliza a esperteza
-A maquiagem verde simboliza a inconstância, a impetuosidade
-A maquiagem dourada simboliza um ser sobrenatural




TRADUZIDO E ADAPTADO por Kris Xiva
a do site Chine informations.com/guide

2 comentários: