Início Facebook Site E-mail

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COLORIMETRIA E RELOOKING



Se você estudar na França maquiagem ou qualquer outro métier ligado diretamente ao embelezamento das pessoas, com certeza ouvirá falar muito de Colorimetria e da Teoria das Estações. Na França há inclusive empresas especializadas na ciência do ‘relooking’ que definem, através de análises minuciosas da cor da pele assim como a dos olhos e dos cabelos, as cores que combinam melhor e as que devem ser usadas por cada pessoa, assim como aquelas que devem ser evitadas.


Esta ciência não foi inventada pelos franceses. A colorimetria foi inicialmente pesquisada por Newton e, posteriormente estudada por Goethe e pelo pintor suíço Itten. A partir dos anos 70, esta questão passou a interessar especificamente os americanos. Porém apenas apartir dos anos 80, o estudo da colorimetria e da teoria das quatro estações espalhou-se pela Europa e pelos outros continentes. Através dele, pode-se definir as cores que correspondem melhor a cada tipo humano, visto que de acordo com a cor natural dos olhos, cabelos e pele, as cores que valorizam algumas pessoas não são as mesmas que valorizam outras. A colorimetria é um verdadeiro instrumento de referencia dos consultores de imagem, permitindo-lhes estabelecer referencias de cores de roupas, paletas de maquiagem, cores de jóias e acessórios a serem privilegiados por seus clientes.



TEORIA DAS QUATRO ESTAÇÕES

Distingue diversas gamas de cores classificadas segundo as estações do ano: primavera, verão, outono, inverno.  Em primeiro lugar, determina se a pele da pessoa em questão adapta-se melhor às cores frias ou quentes.  
Para se estabelecer um diagnóstico, este teste é feito usando-se diversos tecidos coloridos que são colocados sobre a pessoa  para determinar a reação da pele ao entrar em contato com uma determinada cor.  As peles frias e intensas combinam melhor com tons de prata e as cores de pele quentes e luminosas combinam melhor com os tons dourados.


Assim sendo, as pessoas consideradas INVERNO e VERÃO são caracterizadas pelas cores ‘frias’ enquanto o OUTONO e a PRIMAVERA são caracterizadas pelas  cores quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário