Início Facebook Site E-mail

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ESPONJA DE MAQUIAGEM


Você usa esponjinha (almofadinha que se chama ‘houpette’ em francês)  na mão que está maquiando para evitar ficar encostando e passando a mão pela pele do rosto de sua cliente?

Se não usa ainda, aqui fica A DICA!





Durante os 9 anos que estou maquiando no Brasil, diversos fotógrafos que vieram fotografar noivas maquiadas por mim, comentaram comigo que eu era a única maquiadora que já viram usando esta almofadinha na mão. Inclusive o famoso Vinícius Matos, proprietário da Escola de Imagem, me disse que antes de me conhecer nunca tinha visto isso... Fiquei muito lisonjeada, pois ele fotografa making of nos mais conceituados salões de Belo Horizonte e de outras capitais. Na verdade eu aprendi a usar a almofadinha em Paris, por isso aqui ninguém usa, ou melhor, ninguém usava, pois divulgo muito o uso da almofadinha entre minhas alunas e nos cursos do LE GRAIN. Alguns podem considerar 'snob', sobretudo pessoas que se orgulham de ‘fazer maquiagens com os dedos’...  mas, vamos combinar,  além de ser um detalhe finíssimo, e higiênico, passa o conceito de delicadeza e sofisticação e fica super charmoso nas fotos...



Estas almofadinhas devem ser usadas  e lavadas , não devem ser guardadas  sujas  nem usadas  em uma segunda cliente sem antes terem sido higienizadas.  As minhas são lavadas com shampoo  neutro. Tenho diversas, todas limpinhas e guardadas em um nécessaire. 




Na verdade apostei em esponjinhas de diversos tamanhos, cores e motivos. Por exemplo, se for uma noiva, eu prefiro usar as pretas (que passam a idéia de sofisticação), as brancas novinhas em folha ou as  rosadas com florezinhas de cetim. Quando vou maquiar clientes de pele negra também prefiro as esponjas pretas pois, contrariamente às brancas,  não ‘mancham’ com a base e o pó. Mas, se quiser fazer um efeito bacana para uma foto, use uma branca, fica contrastado e lindo!!





Em Belo Horizonte, estas almofadas ou esponjas, podem ser encontradas nas Lojas Rede, Casa do Barbeiro,  Beauty One, Supermercado do Cabeleireiro, Gujoreba e demais lojas que vendem produtos para maquiagem. Algumas marcas de maquiagem profissional ou não, como  Kryolan, Sephora, Prada, Laura Mercier, Atelier, Make Up Forever (que é a que tem as mais resistentes, inclusive a maravilhosa de cor negra), também vendem suas esponjas com o nome da empresa escrito.. chic demais!





9 comentários:

  1. Kris, e aquelas que se usam só no dedo, vc já usou? O que acha das mesmas? São impossíveis de achar aqui no Nordeste e me pareceu que as esponjas do post asseguram uma parte bem maior do rosto já maquiado. Como existe no mercado uma ampla variedade dessas esponjas, como saber quais as melhores (material)? Me dê uma dica? Obrigada! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Bem, não conheço as esponjas de dedo, não creio que sejam para a mesma finalidade, pois a finalidade desta, maior, é para realmente proteger o rosto da cliente e não ficarmos com a mão enconstando e arrastando nossa pele na pele de quem estamos maquiando. É para nossa cliente ter um toque macio que não borrará nem suará em sua maquiagem. Quanto às marcas, indico para você comprar várias e ir experimentando, mesmo as mais baratinhas são interessantes porque ao se estropiarem, obrigam uma troca mais rápida das mesmas. Compre as esponjas de tecido, as aveludadas. Já as de latex redondas eu não gosto. Não se esqueça de ter várias e usar uma por cliente e lavar as mesmas com shampoo Jonhsons neutro, após cada uso, deixando secar sobre uma toalha. Boa sorte e beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, valeu! Essas de dedo a que me referi são as de latex! Amei tudo o que conseguir ler aqui hoje, vai ser meu diário a partir de agora. Mais uma vez, super parabéns, muito competente e organizado seu blog. E os assuntos, pouco encontrados em outros lugares. Beijosss!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Marcadores Femininos! Só agora vi sua resposta!

    ResponderExcluir
  5. Como se pronuncia o nome de dessa almofadinha? (houpette)

    ResponderExcluir
  6. quero uma almofadinha de lacinho vermelha ou preta. Onde acho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, as vermelhas não sei onde pode achar. AS pretas eu compro quando vou à França, na MAKE UP FOREVER. São grandes, fortes e perfeitas.

      Excluir