Início Facebook Site E-mail

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MAQUIAGEM DE GUEIXA





O termo ‘Gueixa’, em japonês, correspondente aos ideogramas 芸者 que podem ser traduzidos por: “pessoa que exerce arte”. A origem remonta ao século XV e esta profissional tem, desde então, como função, servir e divertir uma clientela com sua conversação, arte e jogos, sendo um símbolo de elegância e etiqueta.
Antigamente certas famílias modestas vendiam suas jovens  e estas eram ensinadas a se tornarem Gueixas em casas dirigidas por uma ‘matrona’ denominada ‘Okaasan’, que era quem orientava a educação das jovens internas. No início da formação, as alunas eram obrigadas a realizar duras tarefas caseiras. Hoje em dia esta etapa ainda existe, mas não é  mais tão  longa quanto antes e dura apenas alguns meses.



Após demonstrarem algum talento (principalmente na arte da dança) e depois de um rápido teste, as aprendizes se tornam’ Minarai’, deixando, então,  de executar as tarefas domésticas e seguindo uma instrução artística. As ‘Minarai’ frequentemente são ligadas a uma casa de chá,  na qual  aprenderão   a sua tradicional cerimonia do chá.



Maiko (舞妓)
Ao concluírem a formação de ‘Minarai’, as aprendizes se tornam ‘Maiko’ (aprendizes de gueixas). O termo ‘Maiko’ é sobretudo usado em Kyoto, havendo outros termos em outras regiões do Japão. Durante este período de aprendizado, cada aprendiz fica sob a responsabilidade de uma Gueixa que lhe transmitirá seu saber e seus conhecimentos. A diferença  de idade é importante, pois é de uma pessoa mais velha que a ‘Maiko’ aprenderá a arte da conversação, aperfeiçoará a dança e o modo como toca instrumentos. Esta pessoa também lhe ajudará a escolher seu nome de Gueixa.

A Maiko se tornará ‘Gueixa’ após passar por  um teste que sancionará  seu  domínio de matérias artísticas diversas (música, dança) e a cerimônia do ‘mizu-age’.




A MAQUIAGEM
A maquiagem da Gueixa não é estática e vai evoluindo conforme sua experiência. Assim sendo, durante o tempo de aprendizado, a ‘Maiko’ se maquia de modo pesado. Quando se torna Gueixa, a maquiagem se transformará, tornando-se mais sóbria. Esta mudança não é anódina, pois ela marca a maturidade adquirida pela antiga aprendiz e reforça sua beleza sem artifícios.
No inicio de seu aprendizado, algumas ‘Maiko’ são ajudadas a se maquiar pelas ‘irmãs mais velhas’.  As ‘Maiko’ geralmente  enegrecem os dentes, adotando uma prática antiga oriental denominada "ohaguro » (お歯黒).



No primeiro ano de formação, a ‘Maiko’ (aprendiz de Gueixa) colore o lábio inferior de vermelho e o lábio superior é deixado branco. 

Depois do primeiro ano, o lábio superior  também será  colorido com a cor vermelha. A maquiagem dos lábios ainda será modificada quando a ‘Maiko’ se tornar Gueixa.

 Nos primeiros anos, o lábio superior da Gueixa será maquiado, enquanto o inferior ficará branco.

 Após os primeiros anos de trabalho, a Gueixa irá modificar a maquiagem dos lábios. Muitas vezes o lábio superior é totalmente maquiado de vermelho enquanto o inferior é apenas sublinhado com um lápis, sem que este traço siga a curvatura dos lábios.



Antigamente, a base de cor branca usada pelas Gueixas continha chumbo em sua composição, o que causava sérios problemas de saúde. Pouco a pouco este produto de maquiagem passou a ser elaborado com pó de arroz misturado à água, formando assim uma pasta que era aplicada no rosto com uma esponja, a fim de produzir um efeito mais liso e uniforme.  Para proteger o quimono, a base sempre é aplicada antes dele ser vestido.



A base deve cobrir não só o rosto, mas também o alto do tórax, as espáduas e a parte superior das costas. Somente um lugar situado na nuca (perto das raízes dos cabelos) fica sem maquiagem. Neste espaço desenha-se a forma de um ‘V’ ou um ‘W’, a fim de acentuar o erotismo da Gueixa.





                ALGUNS PRODUTOS USADOS NAS MAQUIAGENS DAS MAIKO E GUEIXAS:





1.       Pro Kabuki Abura
Trata-se de um óleo que será usado como um primer para preparar a pele. Ele é passado antes da base branca.




2.       Pro Ishineri Hair Wax
Cera que é usada para alisar os pelos faciais, como a sobrancelha. É um produto que deve ser amassado nos dedos para ser suavizado e então ser esfregado nos pelos que se deseja esconder (por exemplo nas sobrancelhas).





3.       Pro Kabuki Oshiroi
BASE DE MAQUIAGEM para rosto, pescoço e nuca
Esta é a pintura facial Shiro-Nuri (Doran). Para ser aplicado, este produto deve ser diluido em água.







4.       FACE POWDER Pro Kona Oshiroi
Pó facial que é aplicado para fixar a maquiagem.





5.       Pro Tonoko Rouge
Pintura facial branca que às vezes é misturada com uma segunda demão, na parte superior da face, para amolecer o branco que porventura tenha ficado muito duro.



 Kit japonês de produtos Japanese Kyoto ‘Maiko-han Oshiroi’


   

6.    Lápis preto e vermelho – lápis para a maquiagem de Geishas e Maikos

O lapis preto é usado para desenhar linhas finas da sobrancelha e o vermelho para delinear os lábios.





7.       Japanese Pro Black Lining Colour
Delineador usado para completar os detalhes da área dos lábios e olhos



8.Japanese Pro Red Lining Colour
Produto usado para realizar detalhes nos olhos e lábios mas também pode ser usado como batom.



Texto traduzido-adaptado por Kris Xiva e revisado por Cláudia Inês Rocha Vieira do seguinte site:
TRADUZIDO E ADAPTADO POR KRIS XIVA DOS SITES

Nenhum comentário:

Postar um comentário