Início Facebook Site E-mail

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SIMBOLISMO DOS TONS FRIOS - A COR AZUL




O azul simboliza a idealização, o sonho, o gelo, a água, a feminilidade. Esta cor provoca uma sensação de introspecção. É a cor do frio, mas também é considerada uma cor sagrada que não parece pertencer ao mundo terrestre. Para os budistas, o azul é a cor da sabedoria transcendental e para os astecas, seria a cor do sol (este astro era denominado por este povo “príncipe de turquesa”)... A cor azul também era um dos atributos de Júpiter e de sua esposa, Juno, deus e deusa do céu para os romanos.

No início do cristianismo, os primeiros cristãos escolheram a cor azul para simbolizar Deus todo poderoso.
O azul também é símbolo da água que limpa, alimenta e refresca. Elemento que transforma as substancias dissolvendo-as. Assim sendo, a água “santifica e consagra a vida daquele que é batizado.”
O azul claro é associado à cor da melancolia. Evoca também a dureza do aço. Enquanto o azul céu provocaria a sensação de espaço.



O azul escuro traz equilíbrio enquanto acentua as formas. Psicologicamente falando, ele tem um efeito construtivo.

O azul verde-claro é associado ao silencio e à ordem.



O azul representa o céu, o infinito, o além, o mar, os grandes espaços e a liberdade.

É uma cor calma que induz o repouso. Para os Egípcios, representava as forças vitais. O azul era a cor da alma do Rei dos Reis.



O azul, frequentemente representado pela transparência, seria uma cor imaterial que pertence às energias da imaterialidade. O azul feito de profundezas e irrealidades nos traz uma promessa de liberdade e harmonia. 

Simboliza a calma de um mar tranquilo e feminino assim como a ternura e o amor da vida. Na decoração ele aumentaria os espaços, tornando-os luminosos. As roupas azuis enviam vibrações de equilíbrio e harmonia. Cor extremamente indicada para as pessoas angustiadas, excitadas, por ser relaxante e benéfica para os nervos.


Na medicina, a cor azul é aconselhada para acalmar as nevralgias, a asma, os reumatismos, as crises nervosas e a hipertensão por causa de suas propriedades analgésicas e antiespasmódicas.

Carater psicológico da cor azul: conservador, sensitivo, sério, consciencioso.







Cor do quinto chacra, o azul simboliza a comunicação, a expressão da tranquilidade e da criatividade.




TRADUZIDO E ADAPTADO POR KRIS XIVA DO ARTIGO SOBRE AS CORES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário