Início Facebook Site E-mail

sábado, 28 de dezembro de 2013

MÁSCARAS e MAQUIAGEM


A máscara é um artefato que foi criado para cultuar deuses (por exemplo, o culto de Dionisio) e também para preservar o anonimato de seu portador. A palavra ‘máscara’ vem do italiano ‘maschera’.

Nos teatros antigos, os atores usavam máscaras denominadas ‘persona’. Tais acessórios eram cruciais para que as pessoas da Cidade pudessem reconhecer os diferentes personagens que eram representados, fazendo uma identificação clara do caráter destes. Estas máscaras antigas serviam também para aumentar a voz daqueles que interpretavam. Já os romanos as utilizavam para representar os defuntos e simular, com elas, os momentos mais importantes de sua vida.

Máscaras do Teatro Greco

A máscara denominada ‘Máscara de Beleza’, forrada com pele de cachorro, foi atribuída à Popeia Sabina, esposa do imperador romano Nero. A bela e ambiciosa imperadora inventou esta máscara para proteger sua pele do ardor solar.

Somente a partir da Idade Média, constatou-se que as máscaras passaram a ser usadas como fantasia.
Charles VI e Philippe le Bel foram nobres apaixonados pelas máscaras e as usavam durante cerimonias reais.

Durante um certo período de tempo, as máscaras passaram a ser usadas de forma corriqueira, a fim sobretudo de esconder comportamentos licenciosos (orgias, roubos, assassinatos...) para serem posteriormente abandonadas e substituídas por uma maquiagem acentuada, feita sobretudo com as cores vermelha e branca.
Na França, o parlamento proibiu, no ano 1535, a fabricação e o uso das máscaras nas ruas fora do período do carnaval e bailes. Durante a revolução francesa, o uso das máscaras foi censurado inclusive nas festas e bailes, até 1798.


É incontestável que a Itália trouxe para a França a moda das máscaras. No reino de François Primeiro, a máscara era usada por todos durante as festas de carnaval , inclusive pelas autoridades religiosas. As primeiras fábricas de máscaras foram criadas no século XVIII, em Paris, por um cidadão italiano.



Mas porque falar de máscaras em um blog de maquiagem? É fácil! Eu me inspiro muito nas máscaras em geral, e especificamente nas Venezianas, para compor minhas makes artísticas. Seja nas cores, nas formas, nos temas usados, as máscaras são, indiscutivelmente uma rica fonte para os dias em que estamos com poucas idéias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário