Início Facebook Site E-mail

domingo, 30 de novembro de 2014

MAQUIAGEM COM SILICONE



Os silicones são substâncias muito usadas para a fabricação dos cosméticos, sejam estes cremes, shampoos, produtos capilares ou maquiagens (primers, bases, sombras, batons)....Possuem denominações diversas, com terminações como –cona ou –siloxano, por exemplo: dimeticona, simetrica, ciclometicona, ciclopentasiloxano.... (isto varia de acordo com o número de átomos e a disposição 3D das moléculas, etc...)




 Há 10 anos atrás ouvi falar que excelentes bases e primers deveriam quase que obrigatóriamente conter silicone. Os fabricantes estrangeiros vendiam assim a mercadoria deles. Fiquei com esta antiga impressão durante muitos anos e sempre preferi adquirir bases com silicones por isto  qual não foi minha surpresa, nesta última viagem à Europa, em que tive a oportunidade de passar vários dias com diversos maquiadores profissionais experientes e pude observar que eles preferem produtos que não tenham silicone. 

Os maquiadores que maquiam com airbrush também tendem a escolher as bases (foundations) elaboradas com álcool ou água, e a evitar as que possuem silicones, sobretudo se a cliente tem a pele oleosa. Provei diversas destas bases e  pude comparar os resultados: realmente a sensação das bases à base de álcool, ceras ou água é bem mais agradável do que as anteriores.

Para quem não sabe, os silicones possuem a propriedade de fornecer suavidade e favorizar a boa distribuição do produtos, por deslizarem bem, mas, por outro lado, provocam a sensação de que a pele está um pouco oleosa ou ‘melando’ (o que porém é anulado quando aplicamos o pó para fixar a base em questão).




VANTAGENS: Em princípio os silicones não representam perigos para a pele e os cabelos, ainda que seu uso seja proibido na cosmetologia orgânica. A vantagem do silicone seria apenas de ordem sensorial (Mas muitas pessoas não gostam da sensação proporcionada pelo silicone... que é o efeito artificial de superfície lisa e plastificada)

Para os cabelos, os silicones teriam a propriedade de compensar  o efeito de ressecamento dos  tenso- ativos, ao cobrirem o cabelo como uma luva protetora lhes conferindo suavidade e um efeito desembaraçante ao mesmo tempo que agiriam como termo protetores.

Cabelo sadio, Cabelo estragado, Cabelo com silicone, e Cabelo depois do silicone....


INCONVENIENTES:
Os silicones provocariam um efeito semi-oclusivo  pois teriam tendência a ‘entupir’ o couro cabeludo e  a pele, causando e piorando a acne e a caspa. O pior de tudo é que o organismo humano ‘viciaria’ e se tornaria dependente deste tipo de produto (exigindo cada vez maior quantidade para que os resultados de suavidade e de proteção contra as agressões do meio ambiente sejam obtidos).

Outro grande problema seria a  facilidade de se acumular o silicone na pele , por ele ser resistente à água.  Por esta razão é estritamente necessário retirar a maquiagem com produtos de qualidade além de limpar profundamente a pele todas as noites.

Quanto aos cabelos, o acúmulo de silicone causaria a perda de volume e cabelos mais oleosos.

Propaganda contra o uso de silicone nos produtos cosméticos, e pelo uso de produtos naturais


O SILICONE SERIA PERIGOSO PARA O MEIO AMBIENTE?
Se não há perigo explícito para a aplicação na pele, por outro lado não podemos afirmar o mesmo com relação ao meio ambiente.

As moléculas de silicone, quimicamente inertes são muito estáveis e por isso não são bio degradáveis e extremamente poluidoras. Seria necessário esperarmos de 400 a 500 anos para que estas moléculas se dissolvam, o que provoca um grande risco de poluição e diversos tipos de problemas ambientais.

Na França, a legislação assegura que os produtos de maquiagem e cosméticos orgânicos não podem conter silicone nem colorante ou parabenos.

Por causa de todos estes aspectos, vou minimizar o uso de produtos que contenham silicones e priorizar produtos que não tenham este ingrediente.

Redigido levando em conta meus diálogos com diversos maquiadores, esteticistas, químicos e diversas leituras  de  sites , dentre os quais:

http://www.kelbio.com/content/view/53/9/

http://www.pinksith.com/2013/05/silicones-in-hair-care-what-you-need-to.html

http://chezdaine.canalblog.com/archives/2014/07/11/30218436.html

http://www.monicavanroijen.nl/pt/?page_id=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário