Início Facebook Site E-mail

segunda-feira, 8 de junho de 2015

LUZ PARA FILMAR VÍDEOS

Este documento foi escrito para você, que deseja fazer um vídeo com qualidade profissional. Eu tive vários problemas com o quesito ILUMINAÇÃO durante as primeiras tentativas para filmar os vídeos de minhas makes. Seguindo as dicas simples deste texto consegui melhorar consideravelmente minhas imagens! Com certeza elas ainda não estão ideais, mas pelo menos a questão da luz melhorou muito. Antes tudo ficava muito escuro, agora a luz está excessiva, mas ainda prefiro assim. Filmar em externa, e apenas com a luz do dia (luz do sol) ainda está sendo minha melhor opção...



 Em primeiro lugar, saiba que o elemento chave para o sucesso de seu empreendimento é a LUZ.

1 – A IMPORTANCIA DA LUZ
Quando você começou a fotografar suas maquiagens, com certeza você deve ter notado como é difícil encontrar o ângulo certo e a melhor luz. Com certeza não é fácil conseguir fazer boas fotos se você deixar de levar em conta a luz e esta observação também é válida quando você for filmar, pois neste caso os mesmos problemas relativos às fotos estarão presentes e, muitas vezes, serão ainda maiores.

Todo cuidado é pouco para a imagem não ficar sem luz ou exageradamente iluminada. Em regra geral, lembre-se que: se não tiver luz, não haverá vídeo, pois a iluminação é o elemento chave da questão.

Se você filmar em um lugar muito escuro, sua câmera tentará recompensar a ausência de luz e você terá uma imagem com qualidade medíocre, ainda que você esteja utilizando uma câmera profissional de cinema.
Se o local onde você escolheu para filmar é muito escuro e você não possuir iluminação adicional, desista e troque de lugar imediatamente.

Se a luz for suficiente ou se você tiver a possibilidade de adicionar mais luzes, algumas dicas podem te ajudar:

2- OS DIFERENTES TIPOS DE ILUMINAÇÃO
Considere, em primeiro lugar, filmar com luz natural, a luz do SOL. Todos os profissionais a utilizam, então porque não você?


O sol, com um ou dois refletores, serão suficientes para você filmar do lado de fora ou perto de uma janela onde o sol incida.

Se você tiver que iluminar um ambiente e não possuir luzes especiais, use a iluminação de sua casa ou escritório (lâmpadas halógenas, e/ ou as lâmpadas normais,  por exemplo). Mas tome cuidado pois estas fontes luminosas podem ter temperaturas de cor diferentes além do fato de sempre ser complicado e fastidioso instala-las corretamente.

Eu aconselho a compra de um pequeno kit de iluminação, caso você não tenha a intenção de instalar e desinstalar regularmente seu material.
Você pode também combrar um kit mais caro , mas este material é difícil e complicado de ser instalado. O material pro, na França é composto, geralmente por: kit de projetores, LED, luz Mandarina, Mizar ou Kino Flo. Trata-se de um equipamento caro cuja compra compensa apenas se você filma com muita frequência.

3 – COMO ILUMINAR
Se você for filmar em externa e se você tiver apenas o sol como fonte de luz, tome cuidado para que sua posição não esteja em contra luz. Adapte sua posição de acordo com a altura do sol. Evite também de filmar no meio dia se você não possui difusores, pois o sol deste horário é muito duro e não valoriza o rosto das pessoas.
CONSELHO: Compre um refletor, pois você poderá utilizar o sol em reflexão como segunda fonte de luz.

No interior, é possível filmar perto de uma janela se você tiver bastante luz, mas evite sempre o contra luz e use também o refletor.


Um comentário:

  1. Nossa ficou show muito abrigada por compartilhar essas dicas fantásticas.
    Adorei fofa...

    ResponderExcluir