Início Facebook Site E-mail

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cronologia dos Pigmentos




A cor é a mais antiga manifestação sócio econômica da humanidade.

A historia das cores é indissociável, tanto no plano cultural quanto econômico, das descobertas dos novos pigmentos ou novos colorantes.

Na aurora da humanidade, esta conhecia 4 ou 5 tons e atualmente possuímos alguns milhares de pigmentos. O quadro abaixo demonstra a cronologia do aparecimento dos pigmentos!






30 000 anos A.C.
Há mais de 30 000 anos atrás, o homem das cavernas descobriu que poderia desenhar com os dedos e há cerca de 15 a 20 000 anos depois ele passou a pintar cenas usando seis cores e pincéis.



3 000 anos A.C.
Os egípcios enriqueceram esta paleta anterior com 4 novas cores. Inventaram dois pigmentos sintéticos: o verde malaquita e o branco derivado do carbonato básico de chumbo.
Eles usavam uma concha grande que servia como paleta, recipientes, frascos de argila e pincéis elaborados com fibras vegetais.




IDADE MÉDIA
Os grandes artistas desta época, os iluminadores, descobriram quatro cores importantes: o azul ultramarino (proveniente do lápis lazuli), o amarelo orpimento (sulfúreo de arsênico), o vermelho chumbo e o verde acobreado (acetato de cobre)


Eles trabalhavam em  pergaminhos ou couro de vitela e usavam aquarelas, pincéis com pelos de animais e plumas de pássaros.
De algum modo, podemos considera-los os precursores da técnica de impressão em quatro cores.



TRADUZIDO LIVREMENTE DO SITE


http://colorid.pagesperso-orange.fr/laprehistoire.html
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário